Yoga do riso

 

No dia 3 de Maio assinalou-se o Dia Mundial de Yoga do Riso. Já há algum tempo que tinha curiosidade em conhecer esta prática, pelo que um evento gratuito virtual revelou-se a ocasião perfeita para ter o que se revelou uma experiência muito rica e interessante.

A sessão teve lugar às 16h00, contou com a presença de Sabrina Tacconi, master trainer de Yoga do Riso pela Universidade de Riso da Índia e com a equipa de organização do Congresso “Rir é saúde” e do Dia Mundial de Yoga de Riso: Judite Resende, Rosa Espírito Santo e Mar Gómez. No final, foi a vez de nos dedicarmos a uma curta prática de mindfulness ou atenção plena conduzida pela psicóloga clínica e psicoterapeuta Joana Cordeiro Dias, que nos levou por uma viagem interior de relaxamento, descompressão e paz interior.

Sabemos que rir faz bem à saúde e que se recomenda dar pelo menos uma gargalhada por dia mas muitas vezes os dias somam-se sem que o façamos. Naquela tarde pude romper com algumas ideias erradas que tinha e perceber que partilhar um momento de leveza e de humor com os outros, para além de não ter preço, é muito mais simples do que possamos inicialmente pensar.

Ao início, é natural sentirmos-nos um pouco melindrados e inibidos: ainda estamos na nossa concha, hiper vigilantes e a racionalizar tudo o que observamos. Depois, é como se se desse um passe de magia e conseguimos baixar a guarda e soltar a nossa criança interior, a que consegue achar graça às coisas sem pensar demasiado e que até é capaz de rir sem motivo.

Em muitos estudos, quando as pessoas riem mais, têm maior produtividade, são mais empenhados e eficientes e apresentam redução nos níveis de stress e ansiedade. A alegria é contagiante, pelo que uma gargalhada que possa ser forçada nos primeiros instantes, com exercícios variados de estimulação, brincadeiras e interacção de outros participantes, rapidamente se torna genuína.

Rir fortalece a ligação entre corpo, mente e espírito, pelo que recomendo vivamente adoptar o yoga do riso. Permite mais que esquecer os problemas, possibilita prevenir doenças, cuidar do seu sistema imunitário e proteger o que tem de mais precioso: a capacidade de viver com boa disposição e de enfrentar cada desafio e cada dia com um sorriso no rosto.

Paula Gouveia

Crédito da foto: https://unsplash.com/photos/uGP_6CAD-14