“Redescolas anticorrupção”distinguiu escolas que promovem uma cultura de integridade

Com o final de mais um ano letivo, terminou também mais uma edição do programa RedEscolas AntiCorrupção – escolas que inspiram uma cultura de integridade – uma iniciativa da Associação All4Integrity, primeira organização criada em Portugal para promover uma cultura de integridade, transparência e justiça social. A Cerimónia Final da RedEscolas Anticorrupção, que procura celebrar o trabalho, empenho e mobilização dos alunos e professores das 59 escolas que aderiram à 3ª edição do programa, realizou-se nos dias 3 e 6 de junho, com dois eventos online.

A RedEscolas AntiCorrupção é um programa de literacia anticorrupção, desenvolvido pela All4Integrity, que promove junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, assim como a confiança e empatia por instituições locais, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.

A Cerimónia Final contou, na sua sessão de abertura, com uma mensagem do Presidente da República e aconteceu em formato online. O evento teve a presença de mais de 300 participantes, entre os quais diretores de escolas, alunos do 3ª ciclo e do ensino secundário e professores de diferentes áreas curriculares, que apresentaram o trabalho desenvolvido na promoção de uma cultura de integridade. Ao longo do evento foram debatidos os principais desafios e impactos que o programa teve junto das respetivas comunidades educativas.

No final da cerimónia entregaram-se os Certificados “Escola Embaixadora RedEscolas AntiCorrupção”, bem como os selos digitais correspondentes ao nível da participação e desenvolvimento do programa.

Ao longo das três edições, o programa RedEscolas AntiCorrupção já chegou a 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países (Portugal, Irlanda do Norte, França, Moçambique, Angola, China – Macau e Brasil) de 4 continentes.

All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção.

 

Foto de Kimberly Farmer na Unsplash