Novas instalações de Liga Portuguesa Contra o Cancro inauguradas em Viseu

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) inaugurou no passado dia 30 de Outubro, a nova delegação de Viseu, na Rua Frei Joaquim Santa Rosa de Viterbo, Lote 95 R/C, Quinta do Galo- Jugeiros (próxima ao Centro de Saúde Viseu 3).

O objetivo é dar continuidade à política descentralização do Núcleo Regional do Centro, tendo em vista a proximidade à comunidade da região centro.

Carlos de Oliveira, presidente da direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, presente na cerimónia, frisou que estas são as primeiras instalações adquiridas fora do concelho de Coimbra.

A Delegação de Viseu da LPCC terá em funcionamento o Movimento Vencer e Viver (MVV) de apoio à mulher a partir do momento em que lhe é diagnosticado um cancro de mama, uma extensão da unidade de psico-oncologia de apoio a todos os doentes oncológicos e familiares e ainda o grupo de voluntariado comunitário de Viseu.

Existem 15 voluntários comunitários em Viseu, 16 voluntárias da MVV, com diversas iniciativas de sensibilização e angariação de fundos a favor da Liga. O Peditório Nacional da LPCC angariou no concelho de Viseu cerca de 82 mil euros nos últimos dois anos bem como à volta de 32.500 euros nas caminhadas de sensibilização “O que nos liga” e “Pequenos passos, grandes gestos”, que envolveram mais de 4500 participantes nas edições de 2017 e 2018.

Foram ainda realçados os dados do rastreio do cancro de mama em Viseu, cuja primeira volta teve início a 17 de Dezembro de 1990. Até ao momento integram este rastreio 21.110 mulheres, com um total de 120 mil mamografias realizadas e com eventual encaminhamento, para diagnóstico e tratamento, de um total de 529 mulheres. O rastreio de cancro de mama vai regressar ao concelho de Viseu em Junho de 2019 e decorrer até Abril/Maio de 2020.

A cerimónia de inauguração contou ainda com a presença de Emília Morgado Santos, coordenadora do Movimento Vencer e Viver e o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital Tondela-Viseu, doutor Cílio Correia e Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu. Este último anunciou a proposta de formalização de um apoio da Câmara Municipal de Viseu à Liga Portuguesa Contra o Cancro, no valor de cinco mil euros para a aquisição de equipamentos para as instalações. Louvou também o trabalho dos voluntários do concelho, que no seu entender fazem de Viseu um município “muito solidário”.

Paula Gouveia