No âmbito da Residência de Escrita para Teatro com Joana Bértholo e Lígia Soares, a Amarelo Silvestre vai promover uma conversa/leitura na Biblioteca Municipal de Nelas, na próxima sexta-feira, dia 25 de Outubro, entre as 14h30 e as 16h30.
Esta conversa/leitura contará com a presença das dramaturgas em residência e pretende-se que as palavras ultrapassem a dimensão da impressão sobre o papel, para poderem ser ouvidas, cultivadas, observadas, materializadas dramaticamente, suscitando o pensamento e a reflexão.
Nascida em Lisboa, em 1982, Joana Bértholo, é escritora e dramaturga. Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e Doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Publicou na Editorial Caminho vários romances, livros de contos e literatura infantil. «Ecologia», o seu último romance, foi semifinalista do Prémio Oceanos 2019, finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, finalista do Grande Prémio de Literatura DST e nomeado para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa 2019.
Lígia Soares (Lisboa, 1978) é uma coreógrafa e dramaturga portuguesa que tem vindo a questionar o espaço cénico como um espaço distanciado. Começou o seu trabalho profissional com a Companhia de Teatro Senssuround, foi artista residente da Tanzfabrik- Berlin entre 2004 e 2006, foi bolseira da DanceWeb em Viena. O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente estando presente em vários programas de teatro e dança contemporânea. De 2001 a 2014 co-dirigiu a Máquina Agradável Associação Cultural. Na temporada 2015/2016 foi membro do laboratório de escrita para teatro do TNDM II em Lisboa para o qual escreveu a peça “Civilização”.
Na sequência de trabalhos como “Romance”, “Teatro Dentro de Nós” ou “Turning Backs” prossegue uma pesquisa em como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador como elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo, incorporando ou substituindo o próprio papel de performer. Em 2019 escreveu e estreou a peça “Jogo de Lençóis” para o Festival Materiais Diversos. Encontra-se actualmente a escrever para o projecto de teatro “Professar” a convite do Teatro Meia Volta para o São Luiz Teatro Municipal.
