“Introdução ao pensamento de João dos Santos” no Brasil


 

A pedagogia terapêutica de João dos Santos é o tema de uma formação, a decorrer até 23 de Outubro na Universidade Federal Fluminense, no Brasil.

O mini curso tem como objectivo apresentar os estudos sobre educação infantil realizados por João dos Santos (1913-1987), um importante pensador de saúde mental em Portugal. Médico, psicanalista e educador, João dos Santos pertenceu à segunda geração de psicanalistas ligados a Freud. Nos anos em que esteve no exílio em Paris, aquando da ditadura salazarista, conviveu com psicanalistas franceses emblemáticos como Piaget, Wallon e Gessel.

João dos Santos é considerado actualmente um dos introdutores da Psicanálise e um dos fundadores do Grupo de Estudos Português da Psicanálise, com investigações no ramo da Teoria Psicanalítica e da Psicologia Genética.

Escolheu como preocupação central entender o funcionamento mental da criança, a origem das suas perturbações, a manifestação dos seus sintomas e significados. Para ele, a Psicanálise não devia limitar-se ao consultório dos analistas. Devia ser utilizada ao serviço da educação, na sala de aula, para compreender melhor o desenvolvimento infantil. Preconizando ensinamentos inovadores para pais e professores, João dos Santos focou-se numa abordagem interdisciplinar, em que associou a Psiquiatria à Psicanálise, bem como à história da Pedagogia.

O estudo da saúde mental e educação da criança reveste-se de complexidade, sem esquecer o papel primordial da família., para o desenvolvimento infantil equilibrado e harmonioso.