A exposição “Have a dream” foi inaugurada no dia 13 de Outubro e esteve patente até 8 de Dezembro, todos os dias, no Hotel Gat Rossio em Lisboa.
Guiné Bissau vista pelos olhos de Maria Andrade
“Na mala de regresso, o bilhete anónimo, escondido. “Não te esqueças de nós”, pediu-me uma das crianças do Lar Betel, em Bissau, onde durante um mês fui acolhida como voluntária da ONG – Afectos com Letras e onde vivi momentos tão intensos. Tinha recebido tanto daquelas crianças e jovens que jamais os esqueceria, ainda assim o pequeno bilhete despertou em mim o desejo de dar continuidade ao voluntariado feito na Guiné Bissau e avançar com esta exposição de fotografia. Have a Dream é um conjunto de retratos e momentos onde senti que está bem viva a semente do sonho que pode fazer nascer um novo país.
A Guiné-Bissau é o quinto país mais pobre do mundo. Uma forte instabilidade política e sucessivos choques económicos atiraram o país para um ciclo de fragilidade e pobreza, que muitos querem dar como irreversível. Mas não é. Falta comida, material escolar, medicamentos, mobiliário nas escolas, mas isso não impede crianças e jovens de sonharem com um futuro melhor.
Jamais esquecerei as cinco salas de aula de Bissassema, que é urgente equipar com secretárias, frequentada diariamente por 700 jovens ávidos de saber; o sorriso das crianças que não esmorece apesar da longa caminhada diária de duas horas para chegarem à escola mais próxima; os abraços das crianças e jovens do Lar Betel que me ensinaram a ler as mensagens de esperança, mesmo nos sítios menos prováveis, como num simples chinelo de plástico que nos relembra Have a Dream.
O meu sonho é contribuir para que as 1000 crianças, apoiadas diariamente pela ONG Afectos com Letras, continuem sonhadoras. Por isso, os lucros desta exposição revertem na íntegra para compra de bens de primeira necessidade, alimentação, medicamentos e equipamento escolar. Ajude-me a manter vivo o sonho destas crianças.”
Como surgiu a exposição Have a dream?
“Have a Dream é um projecto solidário que nasceu no inicio deste ano depois de ter estado um mês na Guiné Bissau como voluntária da ONG – Afectos Com Letras. Durante o mês de Fevereiro vivi no Lar Betel em Bissau e no meu regresso a Lisboa, para dar continuidade ao voluntariado organizei a primeira exposição Have a Dream, através da qual angariei fundos suficientes para mudar todo o telhado do lar, que estava já em péssimas condições, bem como comprar um projetor de video para que as crianças possam ver filmes (atividade que na altura que lá estive percebi que adoravam).
Depois desta primeira exposição surgiu o convite por parte do Hotel Gat Rossio em Lisboa para voltar a expor. Uma vez que tinha estado novamente em Julho na Guine Bissau, fiz uma nova seleção de fotografias e apresentei novo trabalho, desta vez para angariar fundos para um projeto especifico da ONG com quem colaboro – a Afectos com Letras. Este projecto implica a remodelação de uma capela colonial na Ilha de Pecixe no norte da Guiné Bissau. Nesta ilha grande parte das crianças nunca sequer viram um livro. Os fundos recolhidos com esta segunda exposição revertem na íntegra para este projecto”.
Sobre a autora
Maria Manuel Andrade, de 37 ano, é natural de Murtosa. Formada em Comunicação Social em Coimbra, mudou-se para Lisboa onde trabalha na área de produção de televisão, publicidade e eventos. A frequentar atualmente o Curso Profissional de Fotografia no New York Institute of Photography, tem descoberto que é a fotografar que se realiza plenamente e alia isso à intensa curiosidade por viajar. Já capturou momentos únicos em países como Timor Leste, Rússia, Mongólia, China, Tailândia, Vietname, Indonésia ou Camboja. Começou a desenvolver trabalho voluntário no Senegal e na Guiné Bissau.
Seja em Portugal ou no estrangeiro faz-se acompanhar diariamente pela sua máquina fotográfica e com duas exposições públicas e ainda sem prémios ganhos, está certa que a fotografia é o seu caminho.