O Dia dos Moinhos Abertos, que começou ontem e se prolonga até este Domingo (7 de Abril) é uma iniciativa com um conceito muito simples: fazer funcionar em simultâneo, abrindo ao público para acesso livre tantos moinhos quanto possível em todo o país. É uma actividade aberta e gratuita, de alcance nacional, que pretende chamar a atenção dos portugueses para o elevado valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.
O objectivo é de motivar os proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos a salvaguardarem este símbolo da nossa identidade.
Neste amplo movimento de mobilização pelos moinhos poderão ser visitados por todos: 345 moinhos, 151 núcleos moagueiros, em 58 municípios e 16 distritos.
Segundo Jorge Miranda, coordenador internacional da iniciativa, ao “chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses pretende-se, identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc) com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.
O Dia dos Moinhos Abertos é promovido desde 2007 pela Etnoideia e tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.
Para mais informações consulte: http://www.moinhosdeportugal.org/ws/
Desfrute dos Moinhos de Portugal e contribua para a sua salvaguarda!
Paula Gouveia