Campanha da Dove “Crescer com confiança” Parte 1

A campanha já começou há algum tempo mas não deixa de ser muito atual. É dirigida a adultos que convivam com crianças e adolescentes e visa que melhorem a sua confiança corporal. O objetivo é ambicioso: ajudar 250 milhões de jovens em questões de autoestima, corpo e aparência, que afinal são o nosso primeiro cartão de visita.

A saúde física e mental dos jovens depende de sentirem-se bem na sua pele, de terem noções claras do seu valor e o que pensamos e sentimos sobre as funcionalidades do nosso corpo. Cabe a nós encorajam um relacionamento saudável com o espelho, comportamentos equilibrados e motivá-los na educação, que afinal, é a nossa ferramenta mais importante.

Sabemos que as crianças e os jovens funcionam muito por imitação, pelo que se aceitar e valorizar o seu corpo é meio caminho andado para eles criarem imagens mentais corporais positivas. Nem sempre é fácil para as mulheres projetarem essa energia: podem não se sentir bem com o seu corpo depois de uma ou mais gravidezes, terem aspetos que lhes desagradam ou as fazem sentir inseguras muito longe do 100% ideal formulado pelas suas cabeças.

Tente silenciar um pouco a sua voz auto crítica pois não sabe quem pode estar a captar essa mensagem de não ser boa o suficiente. Quem se ama a si próprio tem uma melhor saúde física e bem estar emocional.

Ficam alguns exercícios para potenciar a sua positividade corporal:

1_ Olhe para fotos antigas e veja que o seu corpo nunca esteve tão mal como pensava na altura

2_ Sinta gratidão pelo seu corpo por tudo o que ele já passou: stress, batalhas ao longo da sua jornada, dar à luz, cuidar dos outros. Proponha-se envelhecer de forma saudável e graciosa.

3_ Não se compare a celebridades e influencers cujas fotos são retocadas muitas vezes na redes sociais, cujos sorrisos estão sempre escancarados na publicidade. Lembre-se que a moda é uma curadoria, não é a realidade, pelo que não se compare a imagens irreais.

4_ Reconete-se com o seu corpo_ Sinta a sua presença a cada inspiração e expiração, alongue o pescoço e as costas suavemente, crie algo com as mãos e sinta todo o seu poder.

5_ Concentre-se na positividade_ Fale com os seus filhos sobre coisas de que gostam, traços físicos e de personalidade, realizações e talentos que apreciam uns nos outros. Assegure-se que a conversa vai além do aspeto físico e também abrange outras qualidades específicas (ser bom a matemática ou no karaté, por exemplo). Combine uma expressão ou palavra de código que os seus filhos podem ativar quando estiver a ser demasiado severa consigo mesma. Isso vai ajudar a manter a positividade em alta lá em casa.

6_ Valorize-se a si mesma_ Todas as manhãs em frente ao espelho aponte cinco coisas que gosta no seu aspeto físico e na sua personalidade. Converse com os seus filhos sobre o que apreciam no corpo deles como: capacidade de movimento, sentidos físicos, expressão criativa, capacidade de curar, descansar e restaurar.

7_ Procure dar o exemplo para que todo o seu agregado familiar se possa sentir bem na sua pele. Há sempre coisas que podemos aperfeiçoar mas devemos tentar alcançar esses objetivos com esperança e o maior otimismo possíveis.

 

Dove com Paula Gouveia

 

Foto de Eye for Ebony na Unsplash