O Centro Dr. João dos Santos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), desde 1992, que deu continuidade à Casa da Praia, último serviço do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa, fundado em 1975 por João dos Santos (1913-1987).
Enquadrado na resposta CAFAP (Centro de Acompanhamento Familiar e Aconselhamento Parental), destina-se ao acompanhamento a famílias com crianças em risco e ao apoio direto especializado a estas crianças, entre os 5 e os 12 anos de idade.
Estas crianças demonstram dificuldades na integração escolar e iniciação à aprendizagem, evidenciando problemáticas do foro emocional e comportamental. Têm indicação para beneficiar de uma intervenção pela pedagogia terapêutica, metodologia inovadora, introduzida e preconizada por João do Santos para dar resposta às suas necessidades, numa intervenção que englobe as suas famílias e escolas.
O Centro Dr. João dos Santos procura ainda promover ações de formação e divulgação junto de famílias com crianças em risco e de técnicos ou instituições da comunidade que intervêm na área da infância e da juventude; proporcionar estágios de formação e divulgar a obra de João dos Santos.
Ao longo dos seus 44 anos de existência a Casa da Praia – Centro Doutor João dos Santos tem passado por diversas vicissitudes que têm posto à prova a sua resiliência e capacidade de sobrevivência. Para que possa dar continuidade ao seu trabalho é necessária acolaboração de todos, pelo que está actualmente a realizar uma campanha de angariação de fundos.
Pode apoiar a instituição fazendo uma transferência bancária para:
IBAN: PT50001800003504445700135
SWIFT: TOTAPTPL
O comprovativo da operação deve ser enviado para o email casadapraia@mail.telepac.pt, assim como os seus dados para que possa ser emitido o respetivo recibo (NIF e nome em que será passado o recibo).
Para mais informações consulte o site: http://www.casadapraia.org.pt.
Há que proclamar
Uma vontade colectiva de criar…
de acompanhar as nossas crianças
Desde que nascem
Até que sejam pessoas pequenas
E até que sejam pessoas grandes
Há que decidir
Que dialogaremos sobre a infância
Entre nós, pais e parentes
E que confiaremos
Então as nossas crianças
A quem saiba dialogar
A quem confie na nossa razão e imaginação.
João dos Santos
(Fundador da Casa da Praia)