Campanha de sensibilização da ONDAID para uma adoção consciente no Natal

 

Com a aproximação do Natal aumenta a adoção de animais de companhia para servirem de presente a um membro da família. Infelizmente é nesta quadra que o número de abandono de animais de companhia também se revela preocupante, chegando mesmo a aproximar-se da realidade verificada nas férias de Verão.

A ONDAID- Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos alerta para o facto de muitas adoções de animais natalícias não serem conscientes. Em comunicado oficial o organismo refere que “acabam por ter
repercussões nos meses subsequentes, em especial em Janeiro e Fevereiro,
com a devolução dos animais nos abrigos onde foram recolhidos ou com o
seu abandono nas ruas e, tratando-se de gatos, em colónias de gatos
silvestres”.

É com o intuito de evitar esta realidade e consciencializar o público em geral, que a ONDAID lançou uma campanha de sensibilização para a adoção consciente de animais de companhia no Natal. São focados alguns aspetos a considerar antes de adotar um animal e realçada a necessidade de ser uma decisão tomada de forma consciente por toda a família.

Um animal de estimação nunca deve ser considerado um mero presente surpresa para um elemento da família, mas antes um novo membro da família que, com ponderação e em plena consciência, o decide acolher no seu seio.

Paula Gouveia