A campanha solidária “10 Milhões de Estrelas- Um Gesto pela Paz” está a ser levada a cabo pela Cáritas Portuguesa até ao final do ano. Consiste na compra de uma vela de Natal aromatizada em forma de estrela, com design renovado e de produção nacional, que está disponível, pelo valor de 2€, nas lojas Pingo Doce, Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes. Pode ainda ser comprada por empresas ou outras organizações para oferta de Natal.
O objetivo da iniciativa é a angariação de fundos que revertem, em 35% para apoio às famílias vítimas das cheias e dos ciclones Idai e Keneth, em Moçambique, e 65% para os diversos projetos sociais desenvolvidos pela Cáritas em Portugal. Pretende-se que os fundos recolhidos este ano permitam aumentar o número de famílias apoiadas, bem como os 110 mil euros angariados em 2018, que se destinaram ao projeto ‘Nutrir com Esperança’, de apoio à Venezuela.
Fomos falar com a Cáritas Portuguesa sobre como está a decorrer esta operação, de grande valor humanitário e social.
1_ Como surgiu a ideia de optar pela estrela de Natal em vez da tradicional vela?
Esta é uma campanha que decorre em Portugal há 17 anos. Sentia-se a necessidade de trazer mudança para a iniciativa, alguma novidade que fizesse as pessoas quererem continuar a aderir e a envolver-se. A “estrela” é um dos símbolos por excelência do Natal, particularmente para os cristãos. Acender uma “estrela da Paz” é uma ligação perfeita aos valores do Natal que estão na base desta iniciativa.
2_ Porquê a escolha de Moçambique como causa humanitária deste ano?
A Cáritas Portuguesa está a desenvolver um programa de apoio às vitimas do ciclone Idai desde a primeira hora. Como esta campanha tem por base esta dupla forma de apoiar as populações mais frágeis – em Portugal e numa país carenciado, a ligação foi muito natural. https://caritas.pt/caritas-ajuda-mocambique/
3_ Como está a correr, até ao momento, a campanha?
Sabemos que é um esforço grande que se pede à população e este ano a “estrela” vinha também com um valor monetário diferente. Contudo a generosidade dos portugueses surpreende sempre e a adesão está a ser muito boa em todos os contexto onde ela tem chegado.
4_ Que mensagem gostariam de passar a todos os portugueses no sentido de adquirirem esta estrela?
A adesão a esta campanha através da compra de uma “estrela da paz” significa antes de mais um compromisso pessoal com a paz quotidiana. A paz entre vizinhos, familiares, amigos…
Cada um está a dizer o seu “sim” pessoal a uma proposta alternativa de viver não apenas o tempo de Natal, mas a sua vida como um todo.
Esta é a mensagem principal. A partir daqui o gesto de acender a vela, de a oferecer a um amigo, familiar, colega… é uma forma de exteriorizar e alargar esse compromisso.
5_ O que é para a Cáritas um Natal com mais humanidade? O que significa o conceito “humanamente” para vocês?
Para a Cáritas o mais importante de tudo é colocar a pessoa no centro de todas as decisões, de todas as opções. Não deixar ninguém para trás!

