I Concurso de Escrita Criativa Lugares de Memória: Encantos da Nossa Terra
O Concurso de Escrita “Lugares de Memória” é uma iniciativa promovida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões. Este concurso de escrita criativa implica escrever um texto original subordinado ao tema “Encantos da Nossa Terra”. Tem como objetivos: incentivar o gosto pela escrita e criação literária, estimular a criatividade e imaginação através da escrita, promover os autores locais e despertar a curiosidade pela memória local.
O concurso dirige-se a todos os cidadãos interessados desde que residam no território da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, apresentem textos originais em língua portuguesa e cumpram o disposto nas normas. Os trabalhos poderão ser em prosa ou em poesia e deverão estar relacionados com o tema “Encantos da Nossa Terra”.
Cada concorrente só poderá concorrer com um trabalho e deverá respeitar o limite máximo de palavras.
Os trabalhos serão distribuídos por três escalões etários:
•Escalão A – Grupo etário dos 6 aos 12 anos (até 400 palavras)
•Escalão B – Grupo etário dos 13 aos 18 anos (600 palavras)
•Escalão C – Grupo etário dos maiores de 18 anos (1000 palavras)
Os critérios de apreciação são: adequação/respeito pelo tema, qualidade literária, originalidade/criatividade, riqueza vocabular e correção linguística (ortografia, sintaxe, pontuação, coerência e coesão textual).
Será premiado um trabalho por cada categoria a concurso e poderão ser atribuídas menções honrosas em um ou nos vários escalões.
Os melhores textos serão publicados em livro eletrónico.
Os autores dos três melhores textos terão como prémio livros (no escalão A e B) e uma experiência turística ou de lazer na Região Viseu Dão Lafões (no escalão C).
Qualquer dúvida sobre o presente Concurso poderá ser colocada através do seguinte endereço de email: concursosribvdl@gmail.com
CINANIMA é Festival Coordenador da FAN – Festivals Animation Network
O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho concorreu ao programa MEDIA Europa Criativa para REDES de Festivais Europeus de Cinema, onde foi aceite com sucesso, tornando-se o Festival Coordenador da FAN – Festivals Animation Network. Com o objetivo de levar o cinema de animação a um público mais amplo, o FAN pretende promover uma série de iniciativas que visam criar e expandir novos públicos, tanto dentro da Europa como internacionalmente.
Esta rede tem como principais objetivos a criação de um modelo colaborativo entre os festivais parceiros, que visa a criação e a diversificação de novos públicos, criando, desta forma, uma troca de boas práticas e experiências entre os seus membros e contribuindo dinamicamente para a disseminação do cinema de animação europeu no mundo; a promoção da animação de autor, dando destaque a jovens talentos; produção de filmes nas escolas e outros locais; promoção da análise, estudo e reflexão, bem como a criação de debates, partilha de ideias e práticas entre formadores em cinema de animação. A sustentabilidade ambiental, inclusão, não-discriminação, diversidade e representatividade são valores transversais na implementação de todo o projeto.
Tendo como principal mote “To watch to expand”, esta rede engloba cinco festivais parceiros europeus, do atlântico ao mediterrâneo, e ainda festivais associados europeus e não europeus, sendo eles:
Festival Coordenador
• CINANIMA (Espinho, Portugal)
Festivais Parceiros
• Animafest Cyprus (Salamiou, Chipre);
• Animasyros – International Animation Festival (Syros, Grécia).
• IMAGINARIA – International Animated Film Festival (Conversano, Itália);
• Prime the Animation – New Talent International Festival (Valência, Espanha);
Festivais Associados – Europa
• BLON – Animation and Games Festival (Klaipėda, Lituânia);
• ITFS – International Trickfilm Festival of Animated Film (Estugarda, Alemanha);
• KAFF – Kecskemét Animation Film Festival (Kecskemét, Hungria);
• VAF – Viborg International Animation Festival (Viborg, Dinamarca).
Festivais Associados – Fora da Europa
• MIAF – Melbourne International Animation Festival (Melbourne, Austrália);
• Pixelatl Festival (Guadalajara, México);
• SIFFCY – Smile International Film Festival for Children and Youth (Nova Delhi, Índia).
Com o propósito de ampliar o acesso ao cinema de animação europeu e promover a sua disseminação a um público cada vez mais diversificado, a FAN irá ainda promover workshops, simpósios e várias atividades dentro do programa educativo. Estas ações terão como pilares a sustentabilidade ambiental, um valor transversal à rede, e a implementação de práticas colaborativas entre os festivais membros.
Próxima atividade da DESPHOCO Fotografia e bem estar neste Sábado
A DESPHOCO já tem uma nova sessão marcada para amanhã, 7 de setembro com a continuação do workshop presencial de quatro horas em Fotografia Terapêutica. A atividade irá decorrer no atelier da companhia no edíficio CERES/SILOS Contentor Criativo em Caldas da Rainha, uma cidade central e de fáceis acessos. Começa às 14h00 e acaba às 18h00.
A fotografia terapêutica pode ser descrita como toda a atividade realizada intencionalmente com o propósito de provocar bem-estar ou mais conhecimento, usando a imagem como ferramenta mediadora.
Facilitado por Rosalinda Chaves, criadora do projeto, esta é uma experiência pensada para toda a gente, quer tenham participado na primeira sessão ou não.
Esta é a forma perfeita de explorar a identidade, promover o autoconhecimento e viver uma experiência diferente e enriquecedora.
Faça já a sua inscrição.
Empresas de cerâmica portuguesas unem-se para cumprir metas ambientais
As metas ambientais não são esquecidas pelas empresas de cerâmica e cristalaria portuguesa, que a partir de um comunicado de imprensa, nos revelam as medidas encorajadoras no setor, como pode ler abaixo.
As empresas de cerâmica e cristalaria portuguesas estão a trabalhar em conjunto com o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), no estudo de novos fornos e soluções para a reconversão de fornos, num trabalho de escala pré-industrial que será essencial para assegurar uma transição energética com menor nível de risco para as empresas.
Esta é uma das principais novidades apresentadas em Coimbra no âmbito do evento Ef2Decarb, uma iniciativa da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria e do CTCV, aprovada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Visou criar um Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia com Vista à Descarbonização para estes setores.
O trabalho de estudo de fornos e soluções de queima, com ênfase em sistemas energéticos alternativos tendo em vista a descarbonização das indústrias da cerâmica e do vidro está a ser desenvolvido no âmbito da agenda “Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal”. Pretende-se encontrar e validar sistemas energéticos para fornos, que sirvam de alternativa aos atuais, que utilizam gás natural, e, por conseguinte, têm associadas emissões de carbono, inviabilizando o cumprimento das metas de descarbonização da indústria e dos princípios DNSH (“Do No Significant Harm”).
A instalação de um sistema misturador de gases, desenvolvido pela PRF, irá permitir criar misturas de gás natural (fornecido através da rede distribuição de gás) e hidrogénio (fornecido em garrafas), para alimentar o forno intermitente atrás referido e um outro forno de rolos, demonstrador de escala pré-industrial (12m), que se encontra em fase de desenvolvimento. Desta forma, será possível avaliar a influência da alteração do combustível nas propriedades físicas e químicas dos produtos, impacto no tempo de vida dos fornos e mobiliário de cozedura. Para além das propriedades dos materiais, como as propriedades mecânicas, porosidade, brilho, cor, serão também avaliadas as emissões gasosas e os consumos energéticos, o que permitirá fazer um estudo de viabilidade ambiental e económica. Esta unidade de mistura, constitui por si só, também um demonstrador de tecnologia, na medida em que é um piloto de uma instalação que as indústrias da cerâmica e do vidro terão de implementar nas suas unidades produtivas, caso optem por trabalhar com misturas de gás natural e hidrogénio.
Este trabalho, em parceria com várias empresas dos sectores da cerâmica, irá permitir validar estas tecnologias, dar confiança ao sector e alavancar a integração das mesmas em ambiente industrial. Neste momento, está já a decorrer a reconversão de fornos de alguns dos parceiros industriais, sendo este trabalho de escala pré-industrial do CTCV, essencial para conferir maior segurança neste processo, contribuindo para assegurar uma transição energética de baixo nível de risco para as empresas.
“Redescolas anticorrupção”distinguiu escolas que promovem uma cultura de integridade
Com o final de mais um ano letivo, terminou também mais uma edição do programa RedEscolas AntiCorrupção – escolas que inspiram uma cultura de integridade – uma iniciativa da Associação All4Integrity, primeira organização criada em Portugal para promover uma cultura de integridade, transparência e justiça social. A Cerimónia Final da RedEscolas Anticorrupção, que procura celebrar o trabalho, empenho e mobilização dos alunos e professores das 59 escolas que aderiram à 3ª edição do programa, realizou-se nos dias 3 e 6 de junho, com dois eventos online.
A RedEscolas AntiCorrupção é um programa de literacia anticorrupção, desenvolvido pela All4Integrity, que promove junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, assim como a confiança e empatia por instituições locais, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.
A Cerimónia Final contou, na sua sessão de abertura, com uma mensagem do Presidente da República e aconteceu em formato online. O evento teve a presença de mais de 300 participantes, entre os quais diretores de escolas, alunos do 3ª ciclo e do ensino secundário e professores de diferentes áreas curriculares, que apresentaram o trabalho desenvolvido na promoção de uma cultura de integridade. Ao longo do evento foram debatidos os principais desafios e impactos que o programa teve junto das respetivas comunidades educativas.
No final da cerimónia entregaram-se os Certificados “Escola Embaixadora RedEscolas AntiCorrupção”, bem como os selos digitais correspondentes ao nível da participação e desenvolvimento do programa.
Ao longo das três edições, o programa RedEscolas AntiCorrupção já chegou a 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países (Portugal, Irlanda do Norte, França, Moçambique, Angola, China – Macau e Brasil) de 4 continentes.
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção.
Foto de Kimberly Farmer na Unsplash
Pedro Abrunhosa é nomeado diretor da 4ª edição do Prémio Tágides: pessoas que inspiram no combate à corrupção
O Prémio Tágides: pessoas que inspiram no combate à corrupção foi criado em 2021, é promovido anualmente de forma a identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção em Portugal, em várias áreas da sociedade. É reconhecida a necessidade de envolver a sociedade civil portuguesa na prevenção e combate à corrupção que surge este Prémio.
A Associação All4Integrity comunica que o Diretor da 4ª Edição do Prémio Tágides – pessoas que inspiram no combate à corrupção, que será lançado a 10 de junho, é PEDRO ABRUNHOSA.
Pedro Abrunhosa, músico e compositor português, iniciou a sua formação musical no Conservatório. Ensinou contrabaixo na escola do Hot Club de Lisboa, fundou a Escola de Jazz do Porto, a “Cool Jazz Orchestra”, a “Máquina do Som” e os “Bandemónio”, grupo integralmente constituído por alunos seus.
Em 1994, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Viagens”, que misturava rock com influências de jazz. O disco contou com a parceria do lendário saxofonista Maceo Parker. Desde aí, Pedro Abrunhosa conquistou um público amplo e fiel.
Em 2005 funda o BoomStudios, a que chamou de ‘catedral de silêncio’, e a partir do qual nasceram outros tantos êxitos de uma carreira marcada pelo permanente questionamento, a busca incessante pela perfeição – na escrita e na composição –, mas também pela presença afirmativa em causas públicas.
Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios: três Globos de Ouro, Prémio Bordallo de Imprensa, quatro Prémios Blitz, Medalha de Ouro de Mérito Cultural pela Autarquia da Gaia, Prémio SPA – Pedro Osório-, quatro prémios Nova Era, Prémio Play Vodafone, Prémio Prestígio Nova Gente, Prémio Melhor Compositor RCL, Prémio Telemóvel de Ouro, Prémio Arco-Iris da Ilga, Rádio Alvor-Melhor Álbum Nacional, Distinção Rotary – Profissional do Ano e muitos outros.
O Prémio Tágides é constituído por seis categorias – Iniciativa Jovem, Iniciativa Local, Iniciativa Política, Iniciativa Empresarial, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação, Projeto da Sociedade Civil – e composto por um Júri de 42 elementos (ver aqui a composição do júri da 1ª Edição, da 2ª Edição e da 3ª edição).
A 1ª edição do Prémio Tágides premiou o Comendador Rui Nabeiro, Joana Marques Vidal e a Maria José Morgado numa cerimónia que se realizou na Fundação Champalimaud.
A 2ª edição premiou Helena Roseta, Eduardo Figueiredo, João Cravinho, José António Cerejo e Luís Rosa, tendo a cerimónia de entrega realizada na Fundação Oriente.
A 3ª edição, contou com Laurinda Alves como respetiva diretora, e premiou, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a Whistleblower Software ApS, Filipe Teles, Miguel Poiares Maduro, João Crisóstomo, Carla Castelo, António Maia e Arlindo Consolado Marques.
O Prémio Tágides tem o seu lançamento agendado para o dia 10 de junho sendo apresentado o Regulamento e os Presidentes de Júri.
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos.
Campanha da Dove “Crescer com confiança” Parte 2
Já é um cliché dizer que os jovens passam muito tempo nas redes sociais, o que pode ter efeitos nefastos sobre a sua psique. Desde mensagens às tantas da manhã, à ansiedade por ter gostos e aos filtros que usam para manipular a aparência, os adolescentes estão a viver um turbilhão de emoções que precisam aprender a gerir da melhor maneira.
Se as redes sociais podem reforçar laços com familiares e amigos, também podem causar baixa autoestima, humor e autoconfiança corporal. Estima-se que as raparigas portuguesas, dos 10 aos 17 anos, passam duas horas por dia nas redes sociais, 73% das quais confessa que se comparou com fotografias de outras pessoas nas redes sociais e 25% delas sente que não fica bem o suficiente sem editar as suas fotografias.
É triste pensar que há jovens que não se sentem bem com a sua aparência, que se sentem isolados e desconectados do mundo, sempre à procura de serem bons o suficiente mas sem nunca terem essa perceção.
As redes sociais não devem ser usadas como única medida de validação externa, na medida em que muito do seu conteúdo é manipulado e não representa a vida real.
Estudos indicam que as raparigas tiram em média 9 selfies na tentativa de obter a aparência perfeita antes de publicar. Esta busca da perfeição pode incluir iluminar a pele, remover manchas ou alongar pestanas.
Se utilizar as ferramentas que estas redes sociais nos trazem pode ser sinónimo de criatividade e autoexpressão, também pode revelar uma insegurança endémica de nos mostrarmos como realmente somos, sem retoques.
Não deveria haver sofrimento por causa de comparações sociais e padrões de beleza muitas vezes irreais.
É preciso falar com os jovens para criarem um espaço online inspirador, diverso e positivo, que reflita os seus interesses, atividades e qualidades e não tenham necessariamente a ver com o aspeto físico. Quando houver uma sobrecarga de redes sociais, é saudável fazer pausas e substituir o ecrã por atividades ao vivo: uma caminhada, um café com um amigo, aprender um instrumento ou uma língua nova, entre outros.
Foto de Karsten Winegeart na Unsplash
Dove com Paula Gouveia
O arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
O arco-íris é um fenómeno natural deslumbrante que é apreciado por pessoas de todas as idades. É um arco multicolorido que aparece no céu após a chuva, e é causado pela refração e reflexão da luz solar nas gotas de água.
Como funciona o arco-íris?
A luz solar é uma mistura de todas as cores do espectro visível. Quando a luz solar passa através de uma gota de água, as diferentes cores são refratadas em ângulos diferentes. As cores de comprimento de onda mais curto, como o azul e o violeta, são refratadas mais do que as cores de comprimento de onda mais longo, como o vermelho e o laranja.
As cores que são refratadas mais são refletidas de volta para o observador, criando o arco-íris. O arco-íris é geralmente visto como um arco de 42 graus, com o vermelho no exterior e o violeta no interior.
Por que o arco-íris é tão colorido?
O arco-íris é colorido porque a luz solar é composta de todas as cores do espectro visível. As diferentes cores são refratadas em ângulos diferentes, e as cores de comprimento de onda mais curto são refratadas mais do que as cores de comprimento de onda mais longo.
As cores que são refratadas mais são refletidas de volta para o observador, criando o arco-íris. O arco-íris é geralmente visto como um arco de 42 graus, com o vermelho no exterior e o violeta no interior.
O arco-íris tem um significado especial para muitas culturas
O arco-íris é um símbolo de esperança, renovação e promessa em muitas culturas. Em algumas culturas, o arco-íris é associado a deuses ou espíritos. Em outras culturas, o arco-íris é visto como um sinal de boa sorte ou prosperidade.
O arco-íris é um fenômeno natural fascinante que é apreciado por pessoas de todas as idades. É um símbolo de esperança, renovação e promessa em muitas culturas.
O arco-íris na cultura popular
O arco-íris é um tema popular na cultura popular. Ele é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promessa.
Em alguns filmes e séries de televisão, o arco-íris é usado para representar um mundo melhor ou um lugar de esperança. Por exemplo, no filme “O Mágico de Oz”, o arco-íris leva Dorothy e seus amigos ao Mundo de Oz, um lugar mágico onde todos os seus sonhos podem se tornar realidade.
Em outros filmes e séries de televisão, o arco-íris é usado para representar um novo começo. Por exemplo, no filme “O Rei Leão”, o arco-íris aparece após a morte de Mufasa, representando um novo começo para Simba.
O arco-íris também é um símbolo popular na literatura. Ele é frequentemente usado para representar esperança, renovação e promessa.
No poema “O Arco-Íris” de John Keats, o arco-íris é visto como um símbolo de esperança e renovação.
O arco-íris é um fenômeno natural fascinante que é apreciado por pessoas de todas as idades. É um símbolo de esperança, renovação e promessa em muitas culturas.
António Piedade
Comunicador de Ciência
Campanha da Dove “Crescer com confiança” Parte 1
A campanha já começou há algum tempo mas não deixa de ser muito atual. É dirigida a adultos que convivam com crianças e adolescentes e visa que melhorem a sua confiança corporal. O objetivo é ambicioso: ajudar 250 milhões de jovens em questões de autoestima, corpo e aparência, que afinal são o nosso primeiro cartão de visita.
A saúde física e mental dos jovens depende de sentirem-se bem na sua pele, de terem noções claras do seu valor e o que pensamos e sentimos sobre as funcionalidades do nosso corpo. Cabe a nós encorajam um relacionamento saudável com o espelho, comportamentos equilibrados e motivá-los na educação, que afinal, é a nossa ferramenta mais importante.
Sabemos que as crianças e os jovens funcionam muito por imitação, pelo que se aceitar e valorizar o seu corpo é meio caminho andado para eles criarem imagens mentais corporais positivas. Nem sempre é fácil para as mulheres projetarem essa energia: podem não se sentir bem com o seu corpo depois de uma ou mais gravidezes, terem aspetos que lhes desagradam ou as fazem sentir inseguras muito longe do 100% ideal formulado pelas suas cabeças.
Tente silenciar um pouco a sua voz auto crítica pois não sabe quem pode estar a captar essa mensagem de não ser boa o suficiente. Quem se ama a si próprio tem uma melhor saúde física e bem estar emocional.
Ficam alguns exercícios para potenciar a sua positividade corporal:
1_ Olhe para fotos antigas e veja que o seu corpo nunca esteve tão mal como pensava na altura
2_ Sinta gratidão pelo seu corpo por tudo o que ele já passou: stress, batalhas ao longo da sua jornada, dar à luz, cuidar dos outros. Proponha-se envelhecer de forma saudável e graciosa.
3_ Não se compare a celebridades e influencers cujas fotos são retocadas muitas vezes na redes sociais, cujos sorrisos estão sempre escancarados na publicidade. Lembre-se que a moda é uma curadoria, não é a realidade, pelo que não se compare a imagens irreais.
4_ Reconete-se com o seu corpo_ Sinta a sua presença a cada inspiração e expiração, alongue o pescoço e as costas suavemente, crie algo com as mãos e sinta todo o seu poder.
5_ Concentre-se na positividade_ Fale com os seus filhos sobre coisas de que gostam, traços físicos e de personalidade, realizações e talentos que apreciam uns nos outros. Assegure-se que a conversa vai além do aspeto físico e também abrange outras qualidades específicas (ser bom a matemática ou no karaté, por exemplo). Combine uma expressão ou palavra de código que os seus filhos podem ativar quando estiver a ser demasiado severa consigo mesma. Isso vai ajudar a manter a positividade em alta lá em casa.
6_ Valorize-se a si mesma_ Todas as manhãs em frente ao espelho aponte cinco coisas que gosta no seu aspeto físico e na sua personalidade. Converse com os seus filhos sobre o que apreciam no corpo deles como: capacidade de movimento, sentidos físicos, expressão criativa, capacidade de curar, descansar e restaurar.
7_ Procure dar o exemplo para que todo o seu agregado familiar se possa sentir bem na sua pele. Há sempre coisas que podemos aperfeiçoar mas devemos tentar alcançar esses objetivos com esperança e o maior otimismo possíveis.
Dove com Paula Gouveia
Foto de Eye for Ebony na Unsplash