Sensibilização de alunos da região centro para o HPV

 

Está a decorrer esta semana a campanha nacional “HPV e quê?” que visa explicar aos jovens até ao final do mês como prevenir o HPV, englobando um total de 18 escolas do 3ºciclo e ensino secundário. No centro do país a iniciativa envolve cerca de 750 alunos.

A iniciativa é organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e visa a prevenção do Papilomavírus Humano, habitualmente designado por HPV, num ato de educação para a saúde, que alerta para os riscos associados à infeção pelo HPV.

Destinada a estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a campanha que se prolonga até ao final do mês envolve um total de 18 escolas de norte a sul do país, e ilha da Madeira.  Em cada estabelecimento de ensino é programada a participação de 7 a 8 turmas, num total estimado de 150 alunos/dia. Em setembro o projeto chega a mais cindo escolas nos Açores.

Algumas escolas incluídas são: Escola Básica e Secundária de Anadia (distrito de Aveiro), Escola Secundária Fernando Namora (distrito de Coimbra), Escola Básica e Secundária de Pombal (distrito de Leiria), e  Escola Secundária Acácio Calanzans Duarte (Marinha Grande). A ronda pelas escolas da Região Centro, decorre no período entre as 08h30 e as 17h00.

A viatura airstream é o centro das atividades da campanha. É no seu interior e ao seu redor, que decorrem as atividades: quizz em ambiente de Realidade Virtual; App informativa em Realidade Aumentada (lida a partir de uma tatuagem temporária) e conversa com médico/a, para enquadramento e esclarecimento de dúvidas. A avaliação de conhecimentos adquiridos é feita através de questionário online aplicado aos estudantes em dois momentos: antes e após a intervenção.

Recordamos que o HPV é responsável por lesões benignas, como é o caso dos condilomas genitais, mas que causam grande sofrimento e estigma social. É ainda responsável por: 100% dos cancros do colo do útero; 70% dos cancros da vagina; 40% dos cancros da vulva; 84% dos cancros do ânus; 47% dos cancros do pénis.   O cancro da orofaringe tem vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se que o HPV esteja presente em 70% dos casos.

Saiba mais sobre a campanha em https://hpveque.hpv.pt/.