Educação com afeto: caminhos para a saúde mental infantil

 

 

João dos Santos (1913-1987) foi um dos primeiros psicanalistas portugueses, uma figura incontornável no país e um dos fundadores da Sociedade Portuguesa da Psicanálise.

Numa altura em que se assinalam 35 anos da sua partida, celebra-se a continuidade da sua obra com uma palestra online a ser proferida por Luís Grijó dos Santos (filho de João dos Santos) no Sábado, dia 9 de Abril de 2022 (às 13h30 de Lisboa, 09h30 da hora de Brasília) e que se insere no II Congresso Internacional de Saúde Mental da Família.

Clique aqui para inscrições e ingressos  para o 2º Congresso Internacional de Saúde Mental da Família, que vai decorrer nesta Sexta-feira e Sábado dias 8-9 de Abril de 2022 e que será certamente um evento de troca de conhecimentos e partilhas muito rico.
Este congresso é organizado pelo Centro de Estudos em Saúde Mental – CESAM

Recorde-se que João dos Santos foi o criador da moderna Saúde Mental Infantil em Portugal e o grande impulsionador da viragem da Psiquiatria Infantil que, de uma especialidade enraizada na Psiquiatria de adultos, passou a uma especialidade autónoma.

Desenvolveu um olhar novo sobre o valor da arte no desenvolvimento da criança e sobre a educação na família, na escola e na comunidade, criando conceções e ensinamentos originais e modos inovadores de formação de pais e professores.